.. _getting-started: Primeiros passos ################ Cadastro de empresa ******************* Para utilizar a plataforma iD é necessário abrir uma conta no portal iD Empresas. Essa conta permite: * Criar definições de credenciais para realizar a emissão; * Obter os dados de acesso aos serviços (APIs) da plataforma iD; * Configurar os endereços de webhooks para receber eventos de transações sobre as credenciais; * Obter os dados para configurar o login sem senha com o iD. O pedido para abertura da conta é realizado por intermédio da equipe do iD, que agendará uma reunião para realização do cadastro. Para o cadastro, é necessário que a empresa defina os usuários que terão acesso ao portal iD Empresas. Esses usuários irão receber um email com as instruções de acesso. Acesso aos serviços ******************* Os serviços da plataforma iD estão disponíveis em diferentes ambientes, como produção e *staging*. O acesso aos serviços é feito com as contas cadastradas no portal iD Empresas de cada ambiente. O ambiente de *staging* é utilizado para desenvolvimento de aplicações e experimentação da plataforma. Ele não deve conter dados de produção, pois sua base de dados é apagada com frequência. Uma vez que sua aplicação esteja integrada aos serviços do iD, você poderá utilizar o ambiente de produção. No portal iD Empresas é possível recuperar os dados de acesso às APIs da plataforma iD. No menu “Minha Carteira”, observe os valores dos campos **Wallet Name** e **Secret**, pois eles serão utilizados durante as requisições das APIs. .. figure:: /_images/empresas_my_wallet_issuer.png :alt: text :align: center :width: 100% Minha Carteira: Dados de acesso Definição de credenciais ************************ Com o acesso ao portal iD Empresas, a empresa poderá criar a definição de suas credenciais, que consiste na estrutura dos campos que compõem uma determinada credencial, também chamado de *schema* (ver :ref:`Cadastro de Credenciais `). Uma vez feita a definição da credencial, obtenha o código identificador associado, pois essa informação é necessária para os processos de emissão e compartilhamento das credenciais (ver :ref:`Guia de Desenvolvimento `). # Portal de Gestão do iD CPQD O **Portal de Gestão** do iD CPQD é uma plataforma centralizada que permite o gerenciamento completo de **instituições**, **empresas** e **usuários** dentro do ecossistema de identidade digital descentralizada. A interface é intuitiva e organizada, proporcionando uma experiência de uso eficiente e prática. ## Funcionalidades principais ### 1. Cadastro de Usuários - Possibilidade de adicionar novos usuários ao sistema, vinculando-os às instituições ou empresas correspondentes. - O cadastro é simplificado e permite definir perfis de acesso, como **administrador** ou **operador**, de acordo com as permissões desejadas. .. figure:: /_images/portal_gestao.png :alt: text :align: center :width: 100% Portal Gestão: Cadastro de Usuários